terça-feira, 15 de setembro de 2009

Cachorro e Cunha


Em caldeiraria existe algumas ferramentas criadas artesanalmente, uma delas é o cachorret, conhecido como cachorro, consiste em uma peça recortada de chapa em forma de "L", quando se fala desta ferramenta muitos caldeireiros pensam "isso é besteira é a coisa mais simples de caldeiraria", mas já vi muitos caldeireiros experientes cortar cochorro de fórma errada, mas ai você
pergunta:
Que diferença faz a fórma de cortar o cachorro?
Eu digo:
Quando o cachorro é mau dimensionado, você percebe no final da peça aquelas marcas feias de pontos de solda esmerilhados, que não tem como esconder com a pintura, que ao contrario de escondelos os revela mais.
Você tem que soldar a base inteira em todas as posições que for usa-lo, e mesmo assim é só dar uma ou duas marretadas na cunha que o ponto de solda quebra, fazendo buracos na chapa.
O ponto de solda também tem lugar certo, sempre tem que ser do lado em que a cunha vai ser batida conforme o desenho, desta forma não será necessario pontear os dois lados, assim você esta trabalhando nos pontos de resistência do cachorro.
Também devemos lembrar que este tipo de ferramenta só deve ser usado onde não tenha outra forma de alinhar as partes, ou em empresas que não tenham outras ferramentas disponiveis.

5 comentários:

  1. o que seria de um caldeireiro sem um cahorro

    ResponderExcluir
  2. Olá colega de profissão, eu também tenho dois blogs relacionado a caldeiraria um é akicursosgratis e outro clubedocaldeireiro ambos do blogspot. Quero convidá-lo a uma parceria. Vamos conversar, deixe seu email ou msn no caixa de mensagem do meu blog para que possa fazer contato. Até breve, um abraço.

    ResponderExcluir
  3. olha.ja conheço o trabalho do prof.reigota do club do caldeireiro sou supervisor na area de tubulação industrial. sou fã de tudo que e relacionado a caldeiraria agradeço a voçês por estarem passando este dom; para nos desta area e uma grande honrra ter estes sites que deus ilumine o caminho de voçês obrigado!prof,obrigado!silvio.deIPATINGA.MG

    ResponderExcluir
  4. Não sou um expert em caldeiraria, mas faço alguma coisa.
    Veja Video Abaixo.

    http://www.youtube.com/watch?v=VahyhEthTB0

    ResponderExcluir
  5. ola ,teria alguma informaçao sobre certificaçao de caldeireiros abraman?? att

    ResponderExcluir