domingo, 11 de julho de 2010

Necessidade da trigonometria aplicada em caldeiraria

É muito importante saber que; antes de querer se calcular o desenvolvimento de peças, temos que saber primeiro fazer o mesmo processo na prática usando compasso, réguas, esquadro e cintél.
Essas são algumas ferramentas básicas para um traçador de caldeiraria e caldeireiro, para esta parte prática tenho alguns links postados de apostilas de caldeiraria, as fórmulas aplicadas, eu as faço e vou postando, são fórmulas que até podemos encontrar em livros mas bem mais complexas, e em trechos das mesmas até podem ser parecerecidas pois se o fato gerador e raiz de tudo são os triangulos posso mudar a aplicação para facilitar mas não a mátematica, "seno de 30° sempre vai ser 0,5 isso eu não posso mudar nunca".
Então a boa aplicação da trigonometria é consequência de um bom conhecimento em planificação prática.
Isso facilita muito a vida do traçador e do caldeireiro, vamos imaginar a seguinte situação:
Um tronco de cone com diametro maior 1500, diametro menor 1200 e altura 2000, o raio maior desta peça aberta vai dar pouco mais que 10 metros, as formas de traçar são; por triangulação, emendar um cintel que eu não recomendo por causa da flambagem do varão certamente vai dar alguma diferença no raio; ou calculando este raio, você acha a corda calcula a flecha, calcula alguns pontos e assim você não depende de cintel e espaço, tem a garantia de uma peça bem traçada e com os calculos obtidos pode se fazer um bom aproveitamento de material.

Um comentário:

  1. Olá. Comecei a fazer um curso de leitura e interpretação de desenhos. Cheguei a fazer uma curva de gomo 90 de 3 soldas, pelo método cálculo e uma redução. Gostaria de uma ajuda no termo do esquadro, porque o esquadro que utilizo para efetuar a traçagem no papel eu sei usar, mais o de caldeiraria tenho um pouco de medo de não saber usar, porque estou começando agora, gostaria de uma dica de como colocar uma chapa por exemplo no esquadro de maneira eficiente e rápida. Obrigado . rick_campos_skt@hotmail.com

    ResponderExcluir